Notícias

Loading...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é ansiedade?

O que é ansiedade?

A ansiedade é um sentimento desagradável, vago, indefinido, que pode vir acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores e podendo haver também sensação de falta de ar. É um sinal de alerta, que faz com que a pessoa possa se defender e proteger de ameaças, sendo uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, esperada em determinadas situações. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais, esperadas e auto-limitadas.

A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado para a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação. O transtorno de ansiedade costuma ser uma doença crônica, com curtos períodos de remissão e importante causa de sofrimento durante vários anos. É uma preocupação exagerada que pode abranger diversos eventos ou atividades da vida da pessoa e pode vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros. Costuma causar um comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional da pessoa, podendo gerar um acentuado sofrimento.

Quais os sintomas?

A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastrointestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses. É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.

Como os sintomas podem ser os mais diversos e vários aspectos podem estar comprometidos, o trabalho inicial do profissional de saúde mental está em excluir outras doenças que possam ter sintomas semelhantes ao transtorno de ansiedade.

A ansiedade tem tratamento?

Sim. Os tratamentos incluem psicoterapia e medicação.

A psicoterapia (terapia) ajuda o indivíduo a encontrar novas formas de lidar com seus problemas, identificar e entender um pouco mais sobre a doença e como evita-la no futuro.

Os medicamentos corrigem o desequilíbrio químico das substâncias no cérebro. São os chamados ansiolíticos. A maioria das pessoas experimenta uma acentuada redução da ansiedade quando lhes é oferecida a oportunidade de discutir suas dificuldades com um profissional experiente.


Contribuição: Centro de Atenção Psicossocial de Ipanema – CAPS VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário